Esta Política estabelece diretrizes e procedimentos claros e objetivos para as ações de marketing e comunicação da Ana Gaming Brasil S.A. (“Ana Gaming”) e cada uma de suas Marcas, com o intuito de garantir que todas as campanhas publicitárias e materiais promocionais respeitem as normas legais e regulamentares aplicáveis, promovam práticas responsáveis de jogo e reforcem os valores de integridade e transparência da marca Ana Gaming.
Esta Política aplica-se a todos os colaboradores da Ana Gaming, em qualquer nível hierárquico, e a todos os fornecedores, parceiros, prestadores de serviços, ou qualquer público que tenha vínculo, direto ou indireto, com a empresa. Além das regras aqui dispostas, as questões procedimentais para elaboração das campanhas são constituídas após observação detalhada das disposições da Portaria SPA/MF no 1.231/2024, Código de Defesa do Consumidor, Conar e regulamentações correlatas.
Esta Política adota os seguintes princípios:
Todas as campanhas publicitárias, materiais promocionais e ações de marketing devem estar em conformidade com as leis e regulamentos do Brasil e melhores práticas internacionais, incluindo, mas não limitando-se, a Lei n° 14.790/2023, a Portaria SPA/MF no 1.231/2024, o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (especialmente o Anexo X deste Código) e outras normas pertinentes sobre publicidade e propaganda.
Todas as campanhas publicitárias, materiais promocionais e ações de marketing devem promover o jogo responsável. A empresa não incentivará práticas de jogo excessivo ou irresponsável. Em todas as ações publicitárias, deve ser destacada a importância de jogar com responsabilidade e dentro dos limites pessoais.
Toda comunicação deve ser clara, precisa, honesta, verdadeira e não induzir o público a erros sobre as probabilidades, riscos e benefícios dos jogos e apostas online. Não serão veiculadas mensagens que possam gerar falsas expectativas ou encorajar comportamentos arriscados. Os avisos devem conter desestímulo ao jogo excessivo e advertência sobre seus malefícios.
As cláusulas de advertência, como por exemplo “18+” e “riscos de dependência”, devem ser claras, legíveis e proporcionais ao restante da ação de comunicação e de publicidade e ter um mínimo de 10% (dez por cento) do comprimento ou tamanho do anúncio, dependendo do tipo de mídia.
A publicidade da Ana Gaming nunca será direcionada a menores de 18 anos. Não será permitida a utilização de personagens infantis, influenciadores ou qualquer outro tipo de conteúdo que possa atrair ou influenciar o público jovem a se envolver com apostas online.
A Ana Gaming tem como princípio essencial a proteção a pessoas em situação de vulnerabilidade, sejam elas menores de idade ou vulneráveis do ponto de vista econômico, social ou psicológico, refletindo o compromisso da organização em atuar com responsabilidade social e ética.
Dessa forma, a empresa reconhece que certos grupos de indivíduos estão em risco de serem influenciados de maneira inadequada por campanhas publicitárias e, portanto, adota medidas rigorosas para garantir que suas ações de publicidade e marketing não prejudiquem ou explorem essas pessoas.
As campanhas publicitárias da Ana Gaming têm como objetivo informar, educar e entreter o público, mantendo a ética, a responsabilidade e a integridade. A publicidade deve ser clara e distinguível dos demais conteúdos editoriais circundantes, ficando clara ao consumidor a sua característica comercial.
A publicidade não pode ser agressiva ou excessiva e deve buscar proporcionar uma experiência positiva para os jogadores.
Todas as campanhas deverão seguir as diretrizes da Portaria 1.231, da Secretaria de Prêmios e Apostas, bem como as normas do CONAR (anexo X) e demais legislações aplicáveis.
Cada peça publicitária e ação de marketing deve incluir avisos de jogo responsável.
As mensagens devem ser destinadas a reforçar a moderação e a responsabilidade na prática de atividades de apostas, assim como as ações que possam alertar quanto aos problemas de Ludopatia e comportamentos compulsivos, como:
Todas as publicidades da Ana Gaming devem incluir mensagens de alerta padronizadas, com critérios e resolução específica, conforme normas regulamentares (vide Anexo X do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária através deste link), visando informar os impactos da atividade e também aumentar a capacidade dos consumidores de tomar decisões racionais informadas e reduzir o engajamento excessivo nas atividades de apostas.
Tais mensagens devem aparecer de forma legível, ostensiva e destacada, podendo ser uma dentre as seguintes frases:
A apresentação das mensagens acima não exclui a necessidade de apresentação da informação de que a atividade é permitida apenas para maiores de 18 anos, e, nos sites e perfis oficiais da Ana Gaming, de que as mensagens publicitárias do segmento não devem ser compartilhadas com menores de idade.
As mensagens acima são obrigatórias, exceto em formatos que não contenham apelo à prática da atividade de jogos e apostas e que se limitem à divulgação do site, marca ou slogan, como: publicidade estática ou dinâmica ao redor de campos e estádios, publicidade em equipamentos de competição, textos-foguete, dentre outros.
A publicidade nunca deve apelar para emoções positivas relacionadas aos jogos e apostas ou manipular o comportamento do consumidor, como a ideia de que jogar é uma solução para problemas financeiros.
As mensagens deverão abster-se de:
Toda oferta promocional ou bônus será claramente explicada em termos e condições acessíveis ao jogador. As promoções de bônus devem ser:
Os influenciadores e parceiros de marketing devem ser cuidadosamente selecionados, principalmente com relação a seu público-alvo, com a garantia de que não promovam comportamentos de risco e que sigam as diretrizes de jogo responsável. Eles não devem atuar de forma a incentivar a participação de pessoas de grupos vulneráveis ou a promoção de apostas irresponsáveis.
Ainda, os influenciadores devem deixar o conteúdo da promoção claramente identificado como sendo para fins publicitários, através da menção explícita da identificação publicitária por meio do uso das expressões “publicidade”, “publi”, “conteúdo pago”, “anúncio” ou outra equivalente, considerando o vocábulo que for compreensível para o perfil de seguidores com quem se pretende comunicar.
Com o objetivo de orientar e conscientizar os influenciadores e demais parceiros de marketing sobre as normas e melhores práticas aplicáveis para as ações de publicidade nas redes sociais, a Ana Gaming disponibiliza as suas políticas e regras internas como e monitora constantemente as redes sociais dos influenciadores parceiros da empresa com o objetivo de verificar se as postagens relacionadas a Ana Gaming estão seguindo as leis e normas regulamentares pertinentes.
Para maiores orientações e práticas requeridas nas ações de publicidade de influenciadores e parceiros de marketing em redes sociais, vide “Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais” do CONAR, através deste link.
A publicidade da Ana Gaming deve ser realizada por meios de comunicação que atinjam exclusivamente o público-alvo adequado (maiores de 18 anos). Os principais canais incluem:
Os perfis das redes sociais da Ana Gaming e suas Marcas deverão ser verificados oficialmente, por exemplo, através de ícone de verificação de titularidade do serviço ou devem indicar a titularidade pela descrição “perfil oficial”, a fim de que os usuários saibam que tais perfis e páginas são os canais de comunicação oficiais da empresa.
É terminantemente proibido veicular qualquer forma de publicidade que seja enganosa ou que falseie as chances de vitória. Toda a informação veiculada deve ser precisa e verificável, incluindo probabilidades, valores de apostas e resultados esperados.
A Ana Gaming realiza auditorias periódicas para avaliar a conformidade com esta Política, para garantir que as ações de publicidade e marketing sejam transparentes, justas e sigam as leis, normas regulamentares e melhores práticas para o setor.
Esta Política é revisada pelo departamento de Integridade e Subcomitê de Integridade, e submetida à aprovação da Presidência, sempre que houver alteração da legislação, regulamentação ou práticas de negócios que justifiquem tal revisão.
A Ana Gaming realiza treinamentos regulares para todos os colaboradores e parceiros da empresa sobre esta Política, as principais diretrizes a serem adotadas para as campanhas publicitárias e ações de marketing de cada marca e as consequências legais e disciplinares de violar essas práticas.
Qualquer violação das diretrizes desta Política poderá resultar em sanções disciplinares, que podem incluir:
A Ana Gaming colabora com as autoridades competentes para investigar qualquer atividade que viole as normas aplicadas a este tema e tomará as medidas legais necessárias contra aqueles que as infringirem.
Esta Política entrará em vigor na data de sua aprovação pela Presidência e permanecerá em vigor por prazo indeterminado.
O descumprimento dessa Política deve ser relatado ao Canal de Denúncias disponibilizado pela Ana Gaming, através do site https://canal.ouvidordigital.com.br/anagamingdenuncias.
Todos os documentos internos deverão ser atualizados a cada 24 meses ou em período inferior caso necessário. Em caso de não haver alterações, deverá ser sinalizado no item “Histórico de Revisões”.
DATA | VERSÃO | PRINCIPAIS MODIFICAÇÕES | RESPONSÁVEL REVISÃO |
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Não aplicável.
Não aplicável.
A Ana Gaming Brasil se preocupa com a segurança e a privacidade de seus usuários, garantindo uma experiência confiável e livre de problemas.